terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma história: porque é épica demais para não postar

"Encontro em Samarra"

Um mercador em Bagdade enviou o seu servo comprar mantimentos ao mercado e pouco tempo depois o servo voltou, branco e a tremer e disse: "Senhor, mesmo agora quando estava no mercado uma mulher que estava na multidão deu-me um encontrão e quando me virei vi que tinha sido a Morte.

Ela olhou para mim e fez-me um gesto ameaçador; empreste-me o seu cavalo e cavalgarei para longe desta cidade para evitar o meu destino. Irei para Samarra e lá a Morte não me encontrará.

O mercador emprestou-lhe o seu cavalo e o servo montou-o e ele bateu com as esporas nos seus flancos e o cavalo galopou o mais rápido que pôde. Depois o mercador foi ao mercado e viu-me de pé na multidão e veio ter comigo e disse: "Porque fizeste um gesto ameaçador ao meu servo quando o viste hoje de manhã?"

"Aquilo não foi um gesto ameaçador", disse-lhe eu, "foi só uma expressão de surpresa. Fiquei admirada por o ver em Bagdade visto que tinha um encontro com ele hoje à noite em Samarra."

Sem comentários:

Enviar um comentário