Desde que a Humanidade tem superstições que a esquerda é vista como um sinal de mau agoiro. No Antigo Egipto, o deus Set (considerado por muitos o diabo do Cristianismo) era chamado de Olho Esquerdo de Deus. Na tradição judaica, o significado do nome do Príncipe dos Demónios, Samuel, significa "o lado esquerdo". No Irão considerava-se que utilizar a mão esquerda era um acto desonroso e, quando um ladrão era apanhado, era-lhe cortada a mão direita como castigo. No Budismo, Buda explica que o caminho para atingir o Nirvana está dividido em duas partes: o do lado direito conduz à purificação da alma, enquanto que o do lado esquerdo representa a forma errada de viver. E como estes, existem muitos outros exemplos.
Já se sabe que a crença popular vê a utilização da mão esquerda como algo maléfico e, durante muitos anos os canhotos foram alvo de discriminação e uma grande parte (e aqui incluo-me eu, apesar de ter 21 anos) foi forçada a usar a mão direita. A própria palavra "canhoto" significa inábil, desajeitado e desastrado. A razão pela qual até há bem pouco tempo a sociedade via com maus olhos os esquerdinos é a mesma que a leva a rejeitar tudo o que não lhe seja familiar: a falta de conhecimento.
O facto de uma pequena parte da população,cerca de 10% a nível mundial, nascer canhota é um mistério que continua a despertar a curiosidade da comunidade científica. Ao longo dos anos foram surgindo várias teorias para o fenómeno, uma das mais conhecidas é a de que o esquerdino teve um irmão gémeo que desapareceu durante a gravidez. Ainda que esta teoria seja refutada por muitos, o facto é que é mais provável ser esquerdino quando se tem um irmão gémeo: os estudos indicam que cerca de 20% dos casais de gémeos têm um irmão esquerdino, uma percentagem que representa o dobro da incidência na população em geral. Uma das teorias mais discutidas é a de que isso acontece porque os bebés crescem de lados opostos do útero, o que faz com que um receba mais estímulos do lado direito do cérebro e o outro do lado esquerdo. No entanto, se esse fosse o caso, porque não acontece o mesmo com todos os casais de gémeos? Outra teoria defende que os canhotos recebem mais testosterona durante a gravidez, o que pode ser verdade visto que existem mais canhotos do sexo masculino do que do feminino e o corpo produz mais hormonas quando a mulher está grávida de gémeos.
O que se sabe é que esta característica tem traços genéticos, mas é também em grande parte influenciada pelo comportamento e ambiente. O gene LRRTM1, uma proteína neurológica, está associado aos canhotos, mas apenas quando é herdado do pai. Já o comportamento pode fazer um canhoto destro, mas não sem as suas consequências. Forçar a utilização da mão direita cria casos de ambidestria e ainda pode dar origem a casos de perturbações psicológicas.
Esquerdinos famosos
Barack Obama
Outros Presidentes como Herbert Hoover, Harry S. Truman, Gerald Ford, Ronald Reagan, George Bush sénior e Bill Clinton também fazem parte do grupo.
David Cameron
David Cameron
Para além do Primeiro-Ministro do Reino Unido, os actuais líderes da Costa Rica (Laura Chinchilla), Irlanda (Brian Cowen), Israel (Benjamin Netanyahu), México (Felipe Calderon), Singapura (Lee Hsien) e Venezuela (Hugo Chavez) são esquerdinos.
Miguel Ângelo
Napoleão Bonaparte
Outras figuras históricas canhotas incluem Winston Churchill, Benjamin Franklin, Henry Ford, Marie Curie, Joana D'Arc, Júlio César, Jack o Estripador, Aristóteles e Hellen Keller.
Lewis Carroll
Mark Twain, H.G. Wells e Eudora Welty são outros exemplos de escritores canhotos.
Rainha Vitória
Os seus descendentes, o rei Jorge VI, o príncipe Carlos e o príncipe William também são esquerdinos.
Fidel Castro
Bill Gates
Paul McCartney
Jimmy Hendrix, Kurt Cobain, David Bowie, Robert Plant, Bob Geldof, Phill Collins, George Michael, Eminem, Seal, P!nk, Ricky Martin, Lady Gaga e Justin Bieber fazem parte do grupo de músicos esquerdinos.
Charlie Chaplin
Outros actores clássicos como Marilyn Monroe, Judy Garland, Cary Grant, Tippi Hendren, Steve McQueen, Greta Garbo e Marcel Marceau também eram esquerdinos.
Oprah Winfrey
Jon Stewart
A "late night" americana também conta com os esquerdinos David Letterman e Jay Leno. Matt Groening, o criador dos Simpsons também se insere no grupo.
Robert De Niro
Outros actores de cinema esquerdinos incluem Tom Cruise, Morgan Freeman, Tim Allen, Matthew Broderick, Matt Dilon, Peter Fonda, Keanu Reeves, Bruce Willis, Ben Stiller e Hugh Jackman.
Angelina Jolie
Outras actrizes de cinema esquerdinas: Nicole Kidman, Julia Roberts, Scarlet Johansson, Emma Thompson, Julianne Moore, Diane Keaton, Whoopi Goldberg, Sarah Jessica Parker, Zoe Saldana, Clémence Poésy, Kate Hudson, Goldie Hawn, Milla Jovovich, Anna Kendrick e Shirley MacLaine.
Joshua Jackson
Outros actores e actrizes de TV esquerdinos incluem Jerry Seinfeld, Lisa Kudrow, January Jones, Ed Westwick, Ashley Tissdale, Mary-Kate Olsen e John Noble.
Diego Maradona
No desporto também Leonel Messi, Pelé, Roberto Carlos, Romário e Rafael Nadal são canhotos.
Curiosidades
- A probabilidade de um homem ser esquerdino é o dobro de uma mulher.
- 20% dos membros da MENSA, uma sociedade internacional composta pelas pessoas com o QI mais elevado do mundo, são esquerdinos.
- Existe uma maior probabilidade de um esquerdino ser um génio, algo que é explicado pelo facto de viver num mundo pensado para destros, o que o força a usar mais os dois lados do cérebro.
- Quanto mais idade tem a mãe quando dá à luz, maior é a probabilidade de a criança ser canhota.
- A maioria dos esquerdinos acaba por se adaptar ao mundo destro. A mão direita é utilizada por 50% dos esquerdinos para manejar o rato do computador; 68% usam a tesoura com essa mão e 74% pegam na faca com a mão direita.
- Alguns estudos indicam que os esquerdinos vivem em média menos 9 anos do que os destros.
- Existem casos em que um esquerdino pode passar a ser destro (e vice-versa) de forma acidental. Leonardo Da Vinci passou a usar a sua mão esquerda quando o braço direito ficou paralisado e, mais recentemente, o actor Morgan Freeman, que era esquerdino, passou a utilizar a mão direita quando a esquerda ficou paralisada depois de um acidente de viação.