sábado, 15 de janeiro de 2011

Actores na semi-obscuridade que merecem uma promoção

Alguns saltam de série em série, outros são os eternos actores secundários. Talento não lhes falta, mas ainda não chegaram ao topo de Hollywood. Fiquem com a minha selecção de actores que merecem estar na linha da frente do palco mundial.
 
Matthew Macfadyden


Idade: 36
Trabalho com mais destaque: Orgulho e Preconceito

Ficámos a conhecer Matthew Macfayden como o mais recente Mr. Darcy na adaptação do clássico "Orgulho e Preconceito" em 2005, façanha que lhe rendeu a alcunha de "darcylicious" entre as fãs. Pouco mais de um ano depois, Macfayden mostrou o seu lado mais cómico em "Morte Num Funeral" e depois nunca mais se ouviu falar nele. Entre 2007 e 2010 passou despercebido com papéis na televisão britânica e apenas com 2 filmes de algum destaque: "Frost e Nixon" e "Robin Hood". Ainda em 2010, Macfayden virou-se para a televisão americana com um papel de destaque  na mini-série "Os Pilares da Terra", série que passou num canal pouco conhecido, Strarz, mas que foi produzido por Tony e Ridley Scott e que está a receber algum reconhecimento em várias cerimónias de prémios.
A voz de Matthew é um dos seus atributos mais reconhecidos e apreciados e não é raro dar-lhe uso tendo gravado a leitura de algumas passagens de "Orgulho e Preconceito" e do poema "Sonnet 29" de William Shakespeare, entre outros. Com uma vasta experiência no teatro e uma presença inegável é difícil perceber como é que Matthew não está a jogar na primeira liga do cinema.
Contudo, há uma réstia de esperança. Matthew Macfayden vai fazer o papel de Artos na adaptação  de "Os Três Mosqueteiros" de Paul W. S. Anderson e contracenar com Colin Firth e Jim Strugess num filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Vamos esperar para ver o que o futuro lhe reserva.

Jensen Ackles

  
Idade: 32
Trabalho com mais destaque:  Sobrenatural

Para os fãs de televisão, o nome Jensen Ackles não deve ser uma novidade. O actor começou a carreira numa telenovela e passou por séries como "Dark Angel", onde trabalhou com James Cameron e Jessica Alba, "Dawson's Creek", onde fez de namorado de Michelle Williams, "Smallville" e finalmente "Sobrenatural". Apesar de ainda parecer muito "verde" em alguns dos primeiros trabalhos, assim que teve a oportunidade de protagonizar um projecto, começou a brilhar. Todas as semanas Jensen Ackles dá-nos interpretações emocionantes como Dean Winchester e, apesar de nunca ter sido nomeado para prémios de destaque (excluindo um Daytime Emmy que vale pouco mais do que o Emmy que a TVI ganhou e uma vitória nos Soap Opera Digest), o que não lhe faltam são fãs e críticos a elogiar o seu talento. Infelizmente, as poucas oportunidades que teve de aparecer no cinema foram menos que vantajosas. No seu currículo, para além das séries, figuram apenas dois filmes de terror ("Devour" e "São Valentim Sangrento") de qualidade duvidosa e dois trabalhos de dobragem.
Por enquanto não parece que Jensen Ackles vá fazer alguma coisa para além da televisão visto que tudo aponta para que "Sobrenatural" seja renovada para outra temporada. Contudo, quando a série terminar não parece que vá ser difícil encontrar trabalho. O ano passado Ackles esteve na corrida para interpretar o Capitão América e deve ser o único actor da CW com uma peça de teatro no currículo. A ver vamos.

Joe Anderson


Idade: 28
Trabalho com mais destaque: Across the Universe
Os pais de Joe Anderson são actores, por isso não é difícil de adivinhar que ele já trabalha no negócio da família desde criança. Contudo a sua grande oportunidade surgiu em 2007 quando desempenhou o papel de Max, o irmão de Evan Rachel Wood em "Across the Universe". O filme não foi tão bem recebido como seria de esperar, mas Anderson conseguiu arranjar algum trabalho variado, mas raramente atraente para as grandes multidões, para além de não ter conseguido vingar como protagonista. Entre 2007 e 2010, entrou em projectos tão distintos como "As Ruínas", um filme de terror que passou quase despercebido na bilheteira, "Amor Por Acaso" uma comédia romântica com Jennifer Aniston e Aaron Eckart e filmes mais independentes  e virados para a música como "The 27 Club" e "Control".
O sucesso, contudo, pode estar mesmo ao virar da esquina. Joe Anderson resolveu apanhar a auto-estrada do sucesso de "Twilight" e vai fazer de Alistair nos próximos filmes da saga. A qualidade é duvidosa, mas este poderá ser o papel com mais projecção que já fez. Para os mais cépticos, não há razão para alarme. Nos próximos anos, Anderson tem projectos agendados com actores como Liam Neeson e Meg Ryan.

Ben Foster


Idade: 30
Trabalho com mais destaque: X-Men: O Confronto Final

O caso de Ben Foster é um dos que mais nos faz duvidar da sanidade de Hollywood. O actor tem-se safado bem no que toca a arranjar trabalho visto que não pára desde 1996, mas é muito raro vê-lo num papel de destaque. Os fãs de televisão com certeza ainda se lembram do papel que desempenhou em "Sete Palmos de Terra" como namorado de Claire, mais tarde virado homossexual ou da pequena, mas memorável passagem por "O Meu Nome é Earl". No grande ecrã já entrou em tudo, desde a comédia "Grande Sarilho", passando por "Cabine Telefónica" e até a saga "X-Men". Mais recentemente tem tido mais algum reconhecimento com papéis em filmes mais independentes como "O Mensageiro" e no Western "Comboio das 3 e 10", onde desempenhou o papel do arrepiante vilão Charlie Prnce. Como não foi nomeado para nada por nenhum dos últimos ainda é um mistério.
De qualquer forma, Ben Foster merece uma oportunidade para se provar como protagonista (num projecto que não envolva Jason Stathman de preferência) e para mostrar ao mundo a sua habilidade de encarnar uma personagem e não só de mimicar desempenhos. O futuro parece risonho.

Armie Hammer



Idade: 24
Trabalho com mais destaque: A Rede Social

Um dos aspectos de "A Rede Social" que mais pessoas deixou de boca aberta foi o facto de os gémeos serem interpretados por apenas um actor. O início da carreira de Armie Hammer, à semelhança de muitos dos jovens actores que andam por aí, passou muito pela CW. Hammer desempenhou papéis em várias séries do canal mais teen da América, sendo estas "Veronica Mars", "Reaper" e até "Gossip Girl". Na verdade, até entrar em "A Rede Social", a sua carreira consistia basicamente em programas de televisão. Contudo, Armie Hammer já provou ter talento de sobra e merece muitas oportunidades de trabalho por muitos anos. Por enquanto parece que se vai concretizar visto que já tem agendado para 2012 um filme realizado por Clint Eastwood onde vai contracenar com Leonardo DiCaprio.

Joel McHale




Idade: 39
Trabalho com mais destaque: Community 
Joel McHale parece ser o oposto de todas as, vá, celebridades que passam por esse contentor que é o E! Channel. Normalmente por essa espécie de marco da industria do entretenimento passam seres quase humanos que, apesar da falta de talento, inteligência e quase tudo que ao crescer nos garantiram que eram condições essenciais para vingar em Hollywood, conseguem gerar rios de tinta de imprensa. McHale é um exemplo de todas as qualidades que faltam a Kardashians e afins: tem inteligência e talento. O seu programa "The Soup" pode não ser um íman de audiências, mas é uma pérola rara no meio de toda aquela sarjeta. Em 2009 McHale empregou todo o seu carisma e humor em "Community" onde desempenha o papel de Jeff. No cinema, Joel já entrou em filmes como "Homem-Aranha 2" (!) e, mais recentemente "O Delator!" com Matt Damon. A esperança é que se torne num dos actores cómicos mais respeitados de Hollywood. No futuro vai trabalhar com alguns dos mais conhecidos actores de comédia da actualidade, entre eles Anna Farris, Owen Wilson e Jack Black, por isso, quem sabe?

Sem comentários:

Enviar um comentário