sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sete Palmos de Terra (2001-2005)

O fim da década aproxima-se (bem, se formos a ser rigorosos, ela só acaba no próximo ano, mas adiante) e, um pouco por todo o lado, começam a surgir as listas do melhor que se fez nestes últimos 10 anos. Contudo há uma série que não tem recebido assim tantas menções, vai-se lá saber porquê, e essa série é Sete Palmos de Terra.



Tenho de admitir que descobri a série um pouco tarde. Conhecia-a, mas nunca me tinha despertado grande interesse até descobrir que foi aqui que Michael C. Hall iniciou a sua carreira televisiva. Como a grande fã de Dexter que sou, tinha de ver esse grande actor noutro papel, e não fiquei desapontada. É o exemplo perfeito da história que impressiona sem se levar demasiado a sério. É-nos apresentado um olhar extremamente macabro sobre a morte e a forma como cada um lida com ela. Para alguns é um trabalho e um negócio, para outros um drama e, em não raras ocasiões, apenas um inconveniente. As conversas da família ou amigos do falecido com os sócios da Fisher and Sons são alguns dos melhores momentos que Sete Palmos de Terra nos apresenta, sobretudo pela veracidade das emoções das famílias e amigos dos falecidos.

Contudo, a série brilha nos momentos de humor. Por muito complicada que fique a situação, há sempre um momento, quase sempre absurdo, que reduz a seriedade.

Um dos aspectos que melhor caracteriza a série é a falta de fronteiras. Não há limites, em nenhum sentido. Os mortos falam com os vivos, maldizem a vida, a morte e os entes queridos. Já no mundo dos vivos, nada parece estar fora do alcance. Ao longo das 5 temporadas há relações gays, lésbicas e séniores, viciados em drogas e sexo e doidos varridos. Grande parte da história passa-se nas cabeças das personagens e são constantes os sonhos acordados.

Sete Palmos de Terra é, no fundo a representação do absurdo da morte e do nada da vida.



A história

Nathaniel Fisher, a sua mulher Ruth, e os seus filhos, Nate, David e Claire, são donos de uma casa funerária que oferece o melhor serviço da zona. Nate regressa a casa para o Natal quando o seu pai é morto por um autocarro e tem de ficar para ajudar o irmão David a gerir o negócio da família.


Alguns dos melhores momentos





















É só mesmo uma amostra senão não saia daqui.

Não percam de 2º a 6º na Fox Next ás 00:05!

Sem comentários:

Enviar um comentário